Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacao
Estudantes da rede municipal de Tubarão terão aula de robótica

Publicado em 16/03/2022 às 16:29 - Atualizado em 16/03/2022 às 20:01


Créditos: Kélen Bardini/Decom Baixar Imagem

A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Educação, assinou na manhã desta quarta-feira (16/03), o termo de cooperação com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), visando à implantação do projeto de iniciação tecnológica, com foco em programação, na rede municipal de Ensino.

 

O termo foi assinado pelo prefeito em exercício, Caio Tokarski e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva. Durante o ato, Tokarski relembrou as iniciativas da administração municipal que tornaram o setor educacional de Tubarão referência no estado. “Educação é prioridade em nossa cidade e já avançamos em muitos quesitos. Somos reconhecidos pelo comprometimento com a educação dos tubaronenses. Ofertamos diversos programas que contribuem para o êxito das práticas pedagógicas e esse novo programa vai aprimorar ainda mais a oferta de um ensino de qualidade, que poderá abrir muitas portas para nossos estudantes.”

 

O curso “Robótica na Escola - Programando o Futuro” será ofertado a alunos do 8º e 9º anos, que, durante a capacitação, aprenderão lógica de programação e robótica de forma divertida. “Para tanto, vamos utilizar kits de robótica da LEGO e computadores que permitirão aos estudantes terem noções básicas de programação. Eles vão aprender brincando”, enfatiza o coordenador do projeto, Roberval Silva Bett.

 

Em Tubarão, serão disponibilizadas, inicialmente, 100 vagas para alunos da rede municipal, que participarão de até oito encontros de três horas cada. “A intenção é que eles possam compreender a programação do brinquedo, pois os fundamentos são os mesmos para máquinas industriais. Posteriormente, os jovens que tiverem interesse, poderão aprimorar os conhecimentos e desenvolver uma carreira na área tecnológica, que cada vez mais necessita de mão de obra especializada e absorve rapidamente profissionais capacitados”, assegura o diretor do IFSC, Henri Carlo Belan.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, destaca também que a cultura digital é algo que está cada vez mais presente na vida de todos nós. “E quem não se qualificar, vai ficar para trás. Por isso, esse projeto em parceria com o IFSC é mais um reforço à inclusão digital, que vai se somar às outras iniciativas, como a distribuição de tablets para as 14 escolas do Ensino Fundamental. Temos a certeza de que nossos jovens estarão bem mais preparados para assumir as excelentes vagas que esta área oferece e, assim, ter uma carreira promissora”, analisa.

 

A previsão é de que as aulas iniciem já no mês de abril e muitas delas serão realizadas nas dependências do IFSC de Tubarão, que possui ambientes adequados para atividades de robótica.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar