Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

COVID-19
Vacinação contra a Covid-19 acontecerá apenas na Arena Multiuso a partir desta quinta-feira (06)

Publicado em 05/01/2022 às 18:35 - Atualizado em 05/01/2022 às 19:33

A partir desta quinta-feira (06), a vacinação contra a Covid-19 em Tubarão será realizada apenas na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, das 9 às 19 horas,de segunda a sexta. Na Policlínica Central serão aplicadas as demais vacinas existentes, contra outras enfermidades. Nas Unidades Básicas de Saúde as vacinas contra a Covid-19 serão aplicadas exclusivamente por agendamento prévio.

 

Esta foi uma das decisões tomadas em reunião na tarde desta quarta-feira (05) entre o prefeito Joares Ponticelli, o presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol e gestores da área da Saúde.

 

Na reunião ainda ficou decidido uma ação de testagem da população na próxima semana. O mutirão vai ocorrer na Arena Multiuso, na quarta-feira, das 14 às 19 horas, quando serão realizados testes de antígeno Covid, em cidadãos que apresentarem poucos sintomas ou mesmo assintomáticos, que tiveram contato com pessoas que testaram positivo nos últimos dias.

 

A Policlínica Central continua à disposição da população para atendimentos de urgência Covid e não Covid, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e sábados, domingos e feriados das 7 às 17 horas. No local estão sendo feitos mais de 500 atendimentos diários, a maioria de pessoas com síndromes gripais, que passam por triagem e são encaminhadas para testes de Covid, conforme o caso. O mesmo atendimento está ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde, nas comunidades tubaronenses.

 

A Fundação Municipal de Saúde alerta para o tempo de espera nestes atendimentos que pode passar de 90 minutos em horários de pico e pede paciência à população, já que a estrutura de atendimento está no limite máximo, devido a grande procura. Isto tem ocorrido também na rede privada de Saúde.

 

 

AUMENTO DE CASOS COVID19

 

Desde o final do mês de dezembro o número de casos de Covid19 tem aumentado na cidade. Na última semana, conforme o boletim emitido pela Fundação Municipal de Saúde na última segunda-feira (03), foram 142 novos casos positivos.

 

E os números continuam aumentando. Em um único dia, nesta quarta-feira (05), das 164 coletas realizadas no setor de testagem da Fundação Municipal de Saúde, 70 apresentaram resultado positivo. Se contabilizarmos também os resultados de testes realizados em laboratórios e instituições de Saúde particulares, o número de novos casos na quarta-feira, chega a 139, até as 18 horas.

 

Segundo os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente, o perfil dos contaminados nestes últimos dias são adultos jovens, com idade que variam de 20 a 30 anos e que chegam nas unidades de Saúde apresentando sintomas como febre, coriza e tosse. Chama a atenção o fato de ter reduzido bastante o número de pacientes com comprometimento pulmonar e a maioria estar sendo medicada e fazendo o tratamento em domicílio, sem necessidade de internação hospitalar.

 

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, as características são típicas da variante Ômicron, que apesar de ser transmitida com mais facilidade, apresenta sintomas mais amenos. “Temos a impressão que a população se descuidou um pouco, não tem mais obedecido as orientações de uso de máscara e não aglomeração, o que possibilitou as novas infecções. Nossa orientação continua a mesma: use máscara, não participe de aglomerações, higienize as mãos e não deixe de se vacinar”, avisa Daisson.

 

 

SURTO DE GRIPE

 

Em relação à gripe, e a grande quantidade de pacientes infectados, tanto pelo H1N1 quanto pela nova variante H3N2, a Fundação Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra influenza, eficaz contra a H1N1 foi realizada entre os meses de março e setembro de 2021. Já para a variante H3N2, ainda não há uma vacina efetiva.

 

Sobre testes para gripe, seja tipo A ou B, eles não são realizados, a não ser em casos graves de pacientes já internados.

 

 

VACINAÇÃO CONTRA A COVID

 

Quem pode receber o imunizante:

 

- Primeira dose para pessoas de 12 anos ou mais – Levar documento de identificação com foto e o Cartão do SUS. Os adolescentes que não forem se vacinar acompanhados dos pais, é necessário preencher uma declaração de autorização dos mesmos, conforme o modelo em anexo;

 

- Segunda dose para as pessoas que realizaram a primeira dose do laboratório Pfizer há, pelo menos, oito semanas – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;

 

- Segunda dose para as pessoas que se vacinaram com a primeira dose do laboratório AstraZeneca/FioCruz há, pelo menos, 10 semanas – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;

 

- Segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do laboratório CoronaVac/Butantan há, pelo menos, 28 dias – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;

 

- Dose de reforço para pessoas que realizaram a primeira dose da Janssen há, pelo menos, dois meses - Levar um documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;

 

- Dose de reforço para as pessoas com 18 anos, ou mais, que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores;

 

- Dose de reforço para imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, 28 dias – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores;

 

- Dose de reforço para trabalhadores da saúde que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores e documento comprobatório de vínculo profissional com a área da saúde.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Audios