Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Farmácia Básica volta a oferecer todos os 155 medicamentos obrigatórios

Publicado em 05/03/2021 às 18:51 - Atualizado em 05/03/2021 às 18:51


Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

A Farmácia Básica alcançou nesta sexta-feira (5) o zeramento da lista de medicamentos de responsabilidade do município que estavam em falta. Assim, todos os 155 medicamentos da lista voltaram a ficar à disposição da população.

 

A busca por essa marca passou por uma cuidadosa e constante logística que envolveu gestores de vários setores da prefeitura. A meta era solucionar o grave problema da falta de cerca de 60 medicamentos que ocorreu até 2016. Nos primeiros meses de 2017 a reestruturação na compra dos medicamentos deu resultado e a lista de itens que faltavam caiu para menos de 10.

 

A falta de medicamentos de responsabilidade da prefeitura, que então passou a variar mensalmente entre três e 10 itens, tinha como motivos os problemas de fornecimento por parte dos laboratórios, como a falta de matéria-prima, e também demandas judiciais que envolviam preços dos produtos e acabavam por trancar o processo de licitação. Esses obstáculos foram todos vencidos.

 

Há alguns meses a lista de obrigação do município era de 158 medicamentos. Três deles, no entanto, estão com a fabricação suspensa. Todos os 155 medicamentos fornecidos pelo mercado se encontram no estoque da Farmácia Básica.

 

“Desde 2017 buscamos isso e agora finalmente conseguimos. Isso não quer dizer que algum medicamento não venha a faltar no futuro, mas o esforço que fizemos para chegar até aqui demonstra que podemos tentar sim manter sempre dessa forma”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.

 

Segundo o diretor do Departamento de Farmácia Philipe Gonçalves Honorio, a data histórica se deve ao esforço de vários servidores do município. “Foi um esforço conjunto de pessoas do Financeiro, Farmácia Básica e Gestão, entre elas a nossa farmacêutica Flávia Mattos Moro, da Central de Abastecimento Farmacêutico”, ressalta Philipe.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, a marca reforça ainda mais a lista de iniciativas realizadas na área das Saúde nos últimos anos. “Trazer a policlínica e a Farmácia Básica para um só local que pudesse oferecer dignidade e conforto para a população e também para os servidores foi um dos primeiros passos. Havia o zeramento da lista de medicamentos que faltavam para ser vencido e agora vencemos mais esse desafio, estamos muito satisfeitos de poder melhorar cada vez mais o atendimento na área da Saúde. É um dia especial que merece ser celebrado”, reforça o prefeito.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Farmácia Básica