---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

social
Cadastro Único é tema de palestra

Publicado em 11/07/2019 às 17:51 - Atualizado em 11/07/2019 às 17:51


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

As participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracional do CRAS III - Oficinas, conduzido pela psicóloga Christine dos Santos Lima, receberam nesta quinta-feira (11) informações referentes aos programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

 


A palestra foi ministrada pela assistente social Gilmara Esterchotter Nunes, coordenadora do Cadastro Único no município, que abordou os principais programas sociais como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social da Luz e da água, Inss Donas Casa, Identidade Jovem, Benefício de Prestação Continuada e seus critérios de acesso.

 


O Cadastro único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, sendo a porta de acesso aos programas sociais do Governo Federal. Para se cadastrar é necessário que o responsável familiar procure atendimento no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de sua referência e agendar um horário para a inclusão. “É importante lembrar que quem está cadastrado deverá atualizar o cadastro a cada dois anos, ou quando houver alteração na composição familiar, renda, endereço ou escola, evitando desta forma passar pelas auditorias do Governo Federal e evitar que o Bolsa Família, ou o Benefício de Prestação Continuada, por exemplo, não seja bloqueado/cancelado ou suspenso”, destaca a coordenadora.

 


Outras informações referentes ao Cadastro Único e aos programas sociais desenvolvidos no município podem ser obtidas na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, e nos Centros de Referência de Assistência Social.