educacao
Projeto de recomposição do aprendizado da FME é apresentado à consultora do Movimento pela Base

Publicado em 16/09/2022 às 18:36 - Atualizado em 16/09/2022 às 18:40

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Maurício da Silva, e assessoras do departamento de Ensino da FME receberam, nesta semana, a visita da coordenadora de Inteligência de Dados do Movimento pela Base, Deborah Kaufamann.

O Movimento pela Base é uma rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições, que desde 2013 se dedica a apoiar a construção e implementação de qualidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

Durante a visita que fez à fundação, Deborah conheceu o projeto de recomposição do aprendizado, aplicado pela rede municipal de ensino de Tubarão para recuperar as perdas de conhecimento geradas pela pandemia. “Achei muito interessantes as etapas que compõe o projeto, o diagnóstico da realidade de cada aluno e o acompanhamento das fases cumpridas. O trabalho desenvolvido com os professores também é muito importante e é um grande diferencial para alcançar os resultados propostos para diminuir os impactos das perdas de aprendizagem”, analisa.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, ressalta que apresentou uma visão geral do projeto “Sucesso na escola, na vida e no trabalho”, que é composto por diversas fases e metas. “Selecionamos os principais fatores que influenciam na aprendizagem: esforço, reforço, foco, método, família e disciplina e criamos instrumentos para medir o cumprimento destas incumbências. Foi esta metodologia que mostramos para nossa visitante”, frisa.