Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

inovacao
Em visita a Tubarão, cônsul de Israel em São Paulo anuncia doação de biodigestor para escola da Guarda MD

Publicado em 02/06/2022 às 16:58 - Atualizado em 02/06/2022 às 16:58


Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

Em nova visita a Tubarão nesta quinta-feira (2), o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, anunciou a doação de um biodigestor para a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Cleto da Silva, na Guarda Margem Direita. O equipamento aproveita resíduos de material orgânico, no caso restos de alimentos, para geração de biogás e fertilizante agrícola, sendo uma iniciativa bastante comum em Israel e que chegará a Cidade Azul como um dos resultados da missão tubaronense ao país há três meses.

 

O equipamento que a escola ganhará é produzido pela HomeBiogas, empresa de biogás com sede em Beit Yanai, Israel. A doação foi anunciada na própria escola, onde o cônsul esteve acompanhado do prefeito Joares Ponticelli, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo e outros gestores do município.

 

“Em São Paulo fizemos uma ação semelhante em uma escola chamada Lar da Criança, que tem cerca de 500 estudantes”, ressaltou Rafael Erdreich.

 

O prefeito Joares Ponticelli explica que a escola Professor Cleto da Silva foi a escolhida para receber esse equipamento por estar no centro de diversas circunstâncias diferenciadas.

 

“A escola fica no interior, tem alunos cujas famílias são da agricultura e está perto de hotéis termais procurados pelas pessoas que buscam os conceitos de vida longa e saudável. Estamos muito felizes de ver que a missão a Israel está dando seus primeiros resultados, é a primeira ação dessa saudável parceria que muito vai beneficiar o povo tubaronense”, destacou Joares.

 

O próprio prefeito sugeriu a criação de uma horta comunitária nas imediações da escola a partir da chegada do biodigestor. A produção das hortaliças terá o uso do fertilizante gerado pelo equipamento israelense, o que garante à comunidade produtos de qualidade no mesmo conceito dos adquiridos juntos à agricultura familiar para a merenda escolar.

 

Durante o almoço com membros de entidades como Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), instituições de Ensino e empresários foram apresentadas intenções comerciais entre empresas tubaronenses e israelenses a partir da parceria do município com a cidade-irmã Hefer Valley.

 

Visita ao Centro de Inovação

 

O cônsul israelense Rafael Erdreich aproveitou a segunda visita a Tubarão em 2022 para conhecer as instalações do Centro de Inovação, que está em fase de acabamento e com início das operações planejadas do primeiro para o segundo semestre. A intenção da prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, é potencializar o espaço através da parceria entre as empresas de Tubarão e Israel, que é referência no mundo nesse setor.

 

Durante a missão tubaronense em Israel, foi assinado um protocolo de intenções para parcerias entre os Centros de Inovação de Tubarão e Hefer Valley.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar