Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Município realiza campanhas de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Publicado em 30/11/2021 às 18:39 - Atualizado em 30/11/2021 às 18:39


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, celebrado nesta quarta-feira (1°), será tratado no município com diversas ações de conscientização e prevenção, visando a saúde de todos. As campanhas têm o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.

 



Neste período, os profissionais do CAES/Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Associação LGBTTQI da Amurel (ATHINA) realizarão ações com as profissionais do sexo, fornecendo orientações e distribuição de preservativos, além da realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.


Em breve, o município também contará com a divulgação em relação a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A PrEP consiste no uso de antirretrovirais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV, e esta estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. No Brasil, a epidemia de HIV/AIDS é concentrada em alguns segmentos populacionais que respondem pela maioria de casos novos da infecção, e a PrEP surge como mais uma ferramenta para a prevenção do HIV. Este tipo de atendimento será implantado na rede de saúde no início do ano que vem.

 



No Brasil a prevalência da infeção pelo HIV na população geral, é de 0,4%, enquanto entre as mulheres profissionais do sexo é de 4,9%, usuários de drogas 5,9%, gays e homens que fazem sexo com homens 10,5%, e entre pessoas trans 31,2%. Levando em conta estes dados,é importante destacar que determinados segmentos populacionais apresentam maior vulnerabilidade de se infectar pelo HIV. Por isso, estes grupos, por estarem sob maior risco, devem ser prioritários para o uso de PrEP.

 



Os interessados em saber mais sobre a PrEP podem entrar em contato através dos telefones 3622-5125 / 98425-0274 (WhatsApp) ou também através do e-mail caes@tubarao.sc.gov.br.