---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Outubro Rosa: caminhada de abertura acontece neste sábado (5)

Publicado em 30/09/2019 às 17:37 - Atualizado em 02/10/2019 às 14:14

Olhar com um cuidado maior pra si e se autoconhecer. Esse é o principal objetivo da Campanha Nacional do Outubro Rosa, que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce dos canceres de mama e de colo uterino. Em alusão, o mês será repleto de ações para o cuidado da saúde das mulheres, mas em Tubarão, a abertura oficial ocorrerá neste sábado (5), por meio de uma caminhada com a comunidade.

 


Desde os anos 90, foi estabelecido que o mês de outubro seria destinado aos cuidados da saúde da mulher. O foco é encorajar e incentivar a todas as mulheres de 25 a 64 anos de idade, período preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), a realizarem exames de toque nos seios e o preventivo. “Não deveria ser só em outubro essa preocupação, sabe? Mas a campanha é necessária para que, quanto mais for falada e debatida, mais as mulheres vão procurar atendimento”, pontua a enfermeira e coordenadora do programa Saúde da Mulher, Adriana Felisbino.

 


A adesão a esses cuidados no município está abaixo do índice esperado. Em 2018 foram mais de 3,4 mil preventivos realizados e em 2019, faltando três meses para o fim do ano, ainda está com um pouco mais de 1,7 mil. “Estamos com baixo número de procura pelas mulheres nas Unidades Básicas de Saúde e isso não pode acontecer. O recomendado é que depois da primeira atividade sexual, o preventivo aconteça em um intervalo, no máximo de três anos”, conta Adriana.

 


A mobilização é de iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e conta com diversos parceiros, como: Sesc, Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Unisul, Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Grupo Girassol, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Unionco e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 


Cronograma dos próximos dias:




Desde o 1º dia do mês, até o último (31), o ambulatório da Saúde da Mulher na Unisul, realiza atendimento ginecológico nas mulheres. Para participar basta comparecer no local.

 


No sábado (5), uma caminhada é organizada para dar início as atividades do Outubro Rosa. A saída será na frente da Fundação Municipal de Saúde, na rua Altamiro Guimarães, a partir das 8h30 da manhã, tendo como fim de percurso a Casa da Cidadania, na avenida Marcolino Martins Cabral. Para participar é só comparecer ao local e prestigiar com todos.

 


Durante o mesmo dia, das 9 até as 17 horas no centro da cidade, estará acontecendo o Dia D com equipes da saúde estarão com tendas de pressão arterial, exame de glicemia e orientação sobre como e onde realizar os exames de prevenção sobre o câncer de colo de útero e mama.

 


Já na próxima segunda-feira (7), em frente da Eco Clínica, diversas atividades da saúde e de autoestima devem acontecer, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações nutricionais, orientações sobre a prevenção dos canceres de mama e colo de útero, marcação de preventivos e cortes de cabelo e designer. A ação acontece entre as 9 até as 15 horas.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar