saude
Formulário para castração de animais pelo CCZ está disponível na internet

Publicado em 18/02/2019 às 17:44 - Atualizado em 18/02/2019 às 18:39

A Fundação Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e para obedecer a Instrução Normativa nº 001/2019 (clique aqui), disponibiliza o formulário que deve ser preenchido e assinado pelos proprietários de cães e gatos que desejam realizar o procedimento de castração junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

As castrações consistem em uma forma de controle populacional dos animais, e, consequentemente, de controle de zoonoses que possam ser transmitidas por eles. São destinadas a cães e gatos de Tubarão que se encontram em situação de rua, sob cuidados de ONGs e/ou de cuidadores cadastrados no CCZ, e ainda de propriedade particular.

As solicitações devem ser realizadas no site da prefeitura (clique aqui), pela ferramenta Protocolo WEB, onde deve estar anexado o seguinte conjunto de documentos: ficha cadastral (em anexo), documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS do requerente, comprovante de residência do requerente com data de até três meses e comprovante de renda do requerente (se for particular). Importante ressaltar que no momento do preenchimento no Protocolo Web, o requerente deve direcionar a solicitação para "Castração", no campo de endereços.

Caso o requerente não possua acesso à internet, deve se dirigir à Central do Cidadão e realizar a solicitação de forma presencial, com todos os documentos listados.

Após a solicitação, a equipe do CCZ avaliará o pedido e agendará a data do procedimento por telefone (que deve constar na ficha cadastral). Caso o requerente queira desistir após a data ser agendada, pode fazê-lo até 48 horas antes do dia marcado, sob pena de ficar impossibilitado de realizar novo pedido pelo período de um ano.

A Central do Cidadão localiza-se na Avenida Marcolino Martins Cabral, nº 336, no Centro - telefone é o (48) 3621-9800. O Centro de Controle de Zoonoses localiza-se ao lado do Cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo - telefone (48) 3632-2172.