---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Obra retrata a vida de Paulinho May

Publicado em 01/06/2017 às 18:05 - Atualizado em 01/06/2017 às 18:19

Livro registra vida pessoal e política de Paulinho May
Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

Inquietação, inovação e exemplo de desempenho na vida pública, esses foram algumas das afirmações feitas a respeito do ex-prefeito Paulo Osny May, durante lançamento do livro que retrata a vida do homem que governou Tubarão de1977 a 1982. O evento encerrou as festividades de 147 anos de Tubarão.

“Vida e lições de um prefeito inovador e...malcriado”, escrito pelo jornalista e professor Laudelino José Sardá e publicado pela Editora Unisul, conta histórias pessoais e da vida política de Paulinho May. Para escrever a obra, Laudelino usou depoimentos e histórias relatadas pelo próprio personagem em diversas oportunidades e, consultas a várias pessoas, como a professora Amaline Mussi; os filhos de Paulinho, Vanessa e Deka May; Guido May, irmão do prefeito e o ex-prefeito Irmoto Feuerschuette, além de servidores que integraram a equipe de Governo na época. O resultado é uma obra com 112 páginas, que configura-se como importante registro da memória de um dos personagens mais ilustres de nossa cidade.

Guido May, escolhido para falar em nome da família, contou algumas passagens hilárias da vida do saudoso irmão. “Ele era uma pessoa muito querida por todos. Era preocupado com as pessoas, fazia questão de aconselhá-las e ajudar no que fosse possível. Tinha um respeito pelo ser humano e quando foi prefeito transferiu isso para o cargo, demonstrando muito zelo e atenção aos servidores. Era muito sincero e nunca enrolou ninguém”, lembrou o irmão, ao ressaltar que a generosidade era outra qualidade evidente: “ele sempre distribuía muitos presentes, gostava de reconhecer e agradecer às pessoas com quem convivia”.

Nas páginas do livro, é possível encontrar registros importantes, uma verdadeira contribuição para a memória da cidade. “Lições na infância para jamais esquecer”, “A paixão pela política”, “Eleição e os entrechoques políticos”, “Um pouco da história de malogros” e “Pensamentos de Paulinho”, são alguns dos capítulos, divididos em subcapítulos, nos quais o autor discorre sobre o jeito de ser e a forma de pensar do homem que imprimiu um novo modelo de gestão dos bens públicos. “Era uma pessoa à frente de seu tempo, muito inovador. Acredito que ele foi um dos prefeitos que mais contribuiu com a cidade. Passados 40 anos, suas lições continuam atuais e inspiradoras e o seu jeito de governar ainda é referência para os que querem empreender gestões comprometidas com as verdadeiras prioridades das comunidades, valorizando as pessoas”, escreveu o prefeito Joares Ponticelli, no prefácio do livro.

A publicação foi editada pela editora da Unisul e para o reitor da instituição, Mauri Heerdt, a obra compactua com a proposta da universidade de instigar a curiosidade e socializar o conhecimento. “E esse nosso compromisso fica ainda mais evidente quando vem acompanhado de uma vida, de uma história tão rica, que demonstra o passado inquietante de um gestor que revolucionou a administração municipal. Participar desse projeto do professor Sardá nos permitiu reforçar o lado comunitário da universidade, igualmente marcada pela inquietude e pela coragem de se reinventar todos os dias”, discorreu o reitor, que também assina o prefácio do livro.

Serviço – O livro “Vida e lições de um prefeito inovador e...malcriado” será distribuído gratuitamente. Interessados podem adquirir a obra no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. Informações: 3621-9083.
 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar