Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Tubarao147anos
Projeto vai preparar Tubarão para o futuro

Publicado em 24/05/2017 às 18:53 - Atualizado em 24/05/2017 às 18:59

Inspirar as pessoas, atrair e reter os melhores talentos, criar processos excelentes, otimizados e que facilitem a vida dos cidadãos, gerando assim resolutividade e uma cidade melhor para se viver. Essas são as diretrizes que regem o projeto “Tubarão 180º – Uma nova cidade”.

O projeto que prevê transformações em diversas áreas, até o ano de 2050, não foi elaborado de um dia para o outro. Mesmo com os atuais administradores estando à frente do governo municipal há apenas cinco meses, o projeto é resultado de diversos estudos e consultas com especialistas e população, realizados ao longo do ano passado. “Foram constatações que nortearam nossa proposta de campanha e que agora vão se transformar em nosso plano de trabalho”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

O projeto foi planejado com base em três grandes eixos: Desenvolvimento e Sustentabilidade, Educação e Cidadania e Saúde e Qualidade de Vida. Em cada um, diversos projetos vão contemplar áreas específicas, para que seja possível transformar a cidade na melhor do país para viver. “O Tubarão 180º é o pontapé inicial, o norteador, e que aponta, a partir de um consenso da sociedade, o caminho que nós queremos construir para a cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Moraes, ao lembrar que o caminho, no entanto, tem que ser trilhado de mãos dadas, em conjunto, com toda sociedade tubaronense.

Por isso, o planejamento estratégico elaborado baseia-se nos mais modernos modelos de gestão e, portanto, prevê todo processo de desenvolvimento, fluxo, diagnóstico dos ambientes interno e externo, além de panorama geral de diversas áreas, motores de mudança e alinhamento global. “A partir de agora, todos os programas e projetos do governo que tiverem o objetivo de melhorar o nosso índice  - 12º no estado e 53º no país - todos que forem nessa direção terão o selo do Tubarão 180º. Nosso grande desafio será incentivar, mobilizar e integrar a sociedade e fazer com que esse projeto extrapole os muros da administração e do mandato, que possa ser perene”, adianta Alexandre.

O nome do projeto é uma alusão à transformação pretendida para cidade e aos 180 anos de emancipação que serão completados daqui 33 anos. “Já tivemos tempo de fazer um diagnóstico, de levantar os desafios e  elencar as dificuldades. Agora temos que apontar para o futuro e definir, conjuntamente, o que nós pensamos, o que vamos fazer neste mandato. Até 2020, queremos tornar Tubarão a melhor cidade para se viver do Estado. Em 2030, pretendemos ser a melhor do sul do país e até 2050, a melhor do país”,  enfatiza o prefeito Joares Ponticelli.

No anexo abaixo, você confere o conteúdo completo do Planejamento Estratégico do projeto.