---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde

Plano Municipal de Saúde

Atualizado em 08/05/2019 às 18:01

Tubarão vivenciou diversos cenários políticos, sociais e econômicos ao longo de 149 anos de existência. A Cidade Azul reflete não apenas seus encantos aos que por aqui passam, ela gera oportunidades e progresso a uma região repleta de potencial. 

 

Os números que retratam o desenvolvimento do município também transmitem a evolução das políticas públicas da saúde. A elaboração do PMS - Plano Municipal de Saúde de Tubarão consolida um instrumento estratégico para efetivação do planejamento do SUS – Sistema Único de Saúde para o próximo quadriênio (2018-2021).       

 

O documento contempla um diagnóstico situacional do município, com dados da rede de saúde e um plano de ação formulado por diretrizes, objetivos, metas e indicadores. Ele foi organizado através do modelo de Planejamento Estratégico do Ministério da Saúde (2011-2015) e do Roteiro de elaboração do Estado de Santa Catarina, em consonância com as diretrizes de planejamento constantes na portaria nº 2.135, de 25 de setembro de 2013. Além do apoio e participação de responsáveis técnicos dos setores que compõem a rede, os resultados da última conferência municipal de saúde (2015) enriqueceram o projeto.       

 

Também foi considerado o cenário de mudanças no financiamento federal à saúde, sustentada pelo projeto SUS-Legal, que prevê apenas duas modalidades de repasse (custeio e capital) e seu relacionamento com o planejamento ascendente.       

 

O instrumento, fundamentado na responsabilidade orçamentária, jurídica e social, orienta as tomadas de decisões pela busca do acesso universal e de qualidade dos serviços de saúde no município de Tubarão.