Comunicação - Governo - Secretarias - Prefeitura Municipal de Tubarão - SC

Vítimas da enchente de maio em TB poderão sacar o FGTS

O instrutor de autoescola, Júlio César, é um dos beneficiados

Mais fotos

O instrutor de Autoescola, Júlio César Soares teve sua casa recém construída bastante danificada pela enchente de maio de 2010. Na época, Júlio e a esposa moravam há apenas seis meses no local e viram o investimento ser carregado pela água. “A chuva levou o aterro, derrubou muro, afundou o piso da cozinha e danificou os móveis mais pesados”, lembra.

Para reconstruir o lar, Júlio pediu dinheiro emprestado e agora, finalmente conseguirá quitar as dívidas, graças à liberação do FGTS.

O trabalhador e outros 12 mil tubaronenses vítimas das chuvas de maio poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para reconstruir o que a água levou.

O processo de liberação do FGTS foi iniciado na tarde desta quinta-feira (30), quando a prefeitura de Tubarão, por meio da Defesa Civil, e a Caixa Econômica Federal assinaram o documento que firmou a parceria entre as instituições. Com a assinatura do convênio, todas as pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo, durante o episódio em que o município decretou Estado de Emergência, poderão sacar o dinheiro nas agências da Caixa.

De acordo com a portaria assinada pela secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, cada pessoa pode retirar até R$ 4.650,00 do FGTS, recursos que poderão ser utilizados para reformas e aquisições de produtos danificados durante a enchente.

O coordenador da Defesa Civil de Tubarão, José Luiz Tancredo explica que para sacar o FGTS serão observados alguns critérios. “O trabalhador deverá apresentar uma série de documentos e comprovar que reside em uma das localidades mapeadas por nós”.

Cerca de 12 mil pessoas, de 14 bairros e 160 ruas terão direito à retirada. “Serão liberados entre R$ 20 e 22 milhões, recursos que vão incrementar a economia local, em meses tradicionalmente mais fracos para o comércio local”, salienta Tancredo.

A partir da próxima semana, a prefeitura vai montar uma estratégia de divulgação dos beneficiados e dos trâmites de liberação do recurso. “Vamos montar um posto de atendimento na sala da antiga farmácia da prefeitura, ao lado no Mercado Público. Lá as pessoas terão todas as informações e poderão dar entrada no processo de liberação dos recursos a serem sacados na Caixa”, enfatiza Tancredo.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Walmir Antônio Albuquerque acredita que o dinheiro estará nas mãos dos trabalhadores até o início de novembro. “De 06 a 22 de outubro, vamos receber os documentos dos trabalhadores, por ordem de data de nascimento e habilitá-los. Depois disso, iniciamos o processo de pagamento, quando o trabalhador poderá sacar o dinheiro”, explica.

O prefeito Manoel Bertoncini elogiou a ação da Defesa Civil de Tubarão e lembrou que este acesso que os trabalhadores terão ao recurso é resultado direto da estruturação do órgão. “Quando assumi a Defesa Civil praticamente não existia. Aos poucos fomos estruturando o órgão e hoje esse investimento já se pagou. Favorecer esses tubaronenses que tanto sofreram é algo que gratifica e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, enfatiza.

Desde 1974, quando ocorreu a grande enchente em Tubarão, essa será a primeira vez em que os recursos são liberados às vítimas de uma catástrofe. “Isso vai ocorrer graças à iniciativa do prefeito Manoel Bertoncini que, desde o início de sua gestão, deu atenção especial à área, estruturando a Defesa Civil de nossa cidade. Esta atitude permitiu nossa inclusão no sistema nacional, algo imprescindível para que ocorresse esta liberação”, ressalta o coordenador.

Bairros beneficiados – Serão favorecidas somente as famílias mapeadas pela Defesa Civil, durante a enchente de maio de 2010, das localidades de: Vila Esperança, São Martinho, Humaitá de Cima, Sertão dos Corrêas, São João (MD), Vila Moema, Oficinas, Santo Antônio de Pádua, São João (ME), Bom Pastor, Recife, Monte Castelo Humaitá, Humaitá de Cima e Dehon.

2 comentários - Comente esta notícia

Fonte: Secom/PMT