Secretarias, Fundações e Defesa Civil estão mobilizadas para efeitos de ciclone extratropical

O prefeito interino Gelson Bento e o gestor coordenador de Proteção e Defesa Civil Diego Goulart gravaram uma mensagem à população tubaronense em relação às precauções que estão sendo tomadas pela prefeitura sobre os possíveis efeitos que a cidade possa vir a sofrer em virtude da passagem de um ciclone extratropical que, conforme anunciado à exaustão pelos institutos de Climatologia e Meteorologia desde a semana passada, atua desde esta quarta-feira (12) na Região Sul do Brasil.

Este ciclone, em particular, chama a atenção por ter se formado no continente, mais precisamente na altura do Paraguai, e ter como destino o mar, fazendo, desta forma, o caminho inverso dos ciclones tradicionais, que percorrem justamente o trajeto inverso.

Por isso, as chances de estragos causados por este fenômeno são maiores, pois ele se alimenta da atmosfera quente e úmida que encontrou graças às correntes de umidade que vêm da Floresta Amazônica e o El Niño, que aquece a atmosfera. Não é um fenômeno incomum, pois já houve outros desta natureza, porém é raro.

Isto posto, as previsões de momento apontam que os volumes de chuva em nossa região devam aumentar de forma considerável a partir do início desta noite, juntamente ao aumento do registro das rajadas de vento que, no auge do fenômeno, podem chegar, e em alguns locais até ultrapassar, os 100 km/H. Assim, a prefeitura está mobilizada para atender a população se assim for necessário, seja com logística de deslocamento, abrigos, materiais de contenção como lonas e etc, além de um plantão constante para ocorrências, e que pode ser acionado pelos telefones 199, da própria Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros Militar.

É importante que a população se oriente através dos canais oficiais da prefeitura, do governo do estado e da imprensa profissional, que estarão informando e atualizando o andamento do sistema ao longo da noite, caso isto se faça necessário em nossa cidade.