Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Tubarão completa 60 dias sem óbitos por Covid-19

Publicado em 23/09/2022 às 14:23 - Atualizado em 23/09/2022 às 14:28

Esse marco só é possível por conta das campanhas de vacinação realizadas, e da adesão dos moradores do município ao imunizante, pois somente assim, o vírus pode ser controlado
Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

Após um longo período de preocupação, nesta sexta-feira (23), o tubaronense tem mais um motivo para comemorar: A cidade completou 60 dias sem óbitos por Covid-19.

 

Esse marco só é possível por conta das campanhas de vacinação realizadas, e da adesão dos moradores do município ao imunizante, pois somente assim, o vírus pode ser controlado. Ainda assim, é orientado o uso de máscara quando procurar um serviço de saúde, em locais com aglomeração de pessoas ou ambientes fechados para diminuir o risco de adquirir a Covid-19. Importante lembrar utilizar a etiqueta da tosse cobrindo boca e nariz com antebraço ao tossir e espirrar, utilizar lenço descartável. No anexo, pode ser conferida as orientações do Centro de Operações de Emergência Municipal em Saúde (Coems) sobre o uso de máscaras.

 

"Com o avanço da vacinação e a redução da transmissibilidade, principalmente da circulação do vírus da Covid nesses últimos meses, estamos hoje, comemorando 60 dias sem nenhum óbito aqui no município. Isso se dá, principalmente, pelo índice de vacinação. Estamos com índices altos da primeira e da segunda dose e precisamos que se mantenha dessa forma para os próximos meses e para o próximo ano. Por isso é importante as pessoas ficarem atentas e atualizarem as doses de vacinação, seja a terceira, a quarta, qualquer dose que precise ser feita", destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.

 

Apesar de mais uma vitória, é necessário lembrar da importância de se receber todas as doses da vacina disponibilizadas contra o Coronavírus, para que a sua eficácia seja ainda maior.

 

A Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), perante agendamento prévio, na Policlínica Central, das 7 às 22 horas (com retirada de senha até as 21h30), e no ônibus de vacinação do programa “Saúde Mais Perto de Você”, de acordo com o cronograma mensal pré-definido.


As crianças com segunda dose da Coronavac atrasadas, estão com as doses reservadas na sala da Policlínica Central.


O ônibus de vacinação do programa “Saúde mais Perto de Você” estará neste sábado (24), no Supermercado Machado, na rua Andrino Sales Borges, das 9 às 14 horas.


Devem receber a vacina contra a Covid-19:

 

- Primeira dose para crianças a partir de 3 anos – Levar documento de identificação com foto da criança e dos pais e/ou responsável e o Cartão do SUS.
*Vale lembrar que a vacina Coronavac autorizada para crianças de 3 e 4 anos de idade, encontra-se em desabastecimento nacional. Não temos doses disponíveis para esse público no momento.

 

- Crianças a partir de 5 anos deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer (pediátrica).

 

- Primeira dose para pessoas acima de 12 anos – Levar documento de identificação com foto e o Cartão do SUS. Os adolescentes que não forem se vacinar acompanhados dos pais, é necessário preencher uma declaração de autorização dos mesmos.

 

- Segunda dose para as pessoas que realizaram a primeira dose do laboratório Pfizer há, pelo menos, oito semanas – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose.

 

- Segunda dose para as pessoas que se vacinaram com a primeira dose do laboratório AstraZeneca/FioCruz há, pelo menos, oito semanas – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose.

 

- Segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do laboratório CoronaVac/Butantan há, pelo menos, 28 dias – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose.

 

- Dose do Primeiro Reforço para pessoas acima de 18 anos, que realizaram a primeira dose da Janssen há, pelo menos, dois meses - Levar um documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose.

 

- Terceiro reforço de quem recebeu esquema primário da Janssen, disponível para pessoas com idade acima de 40 anos.

 

- Dose de reforço para as pessoas acima de 12 anos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores.

 

- Dose de reforço para imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, 28 dias – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores.

 

- Segunda dose de reforço para as pessoas com 30 anos de idade ou mais e imunossuprimidos.


Dúvidas | Sintomas: Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) - (48) 3621-9618 e 3621-9619.

 

Não se esqueça: mesmo vacinado, use máscara, álcool gel e mantenha o distanciamento.


Galeria de Audios