Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Em Tubarão, trineto de Anita Garibaldi visita monumento em Morrinhos e Museu Ferroviário

Publicado em 22/09/2022 às 15:14 - Atualizado em 22/09/2022 às 15:30


Créditos: Marcelo Becker/DECOM/PMT Baixar Imagem

Tubarão recebeu, nesta quinta-feira (22), a visita de Francesco Garibaldi Hibbert, trineto da heroína Anita Garibaldi. Ele fez uma visita ao monumento que marca o local de nascimento de Anita, na localidade de Morrinhos, e depois conheceu parte do acervo do Museu Ferroviário.

 

Francesco cumpriu um roteiro no estado com passagem por Pedras Grandes, Urussanga e Laguna. Em Tubarão, ele foi recebido pelo prefeito Joares Ponticelli, pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) Carlos Zampareti e pelo vice-presidente da FMC Paulo Garcia. Ele teve como tradutor o ex-prefeito de Laguna e autor de livros sobre Anita Garibaldi, Adilcio Cadorin, que o acompanhou na região.

 

A visita ao monumento em Morrinhos foi breve, mas muito significativa para o descendente de Anita.

 

“É a primeira vez que venho a Santa Catarina e tive uma recepção que me deixou muito contente. Anita foi muito importante para a história com o marido Giuseppe em busca da liberdade e democracia e isso é muito valorizado aqui. Já ouvi falar muito desse monumento, mas conhecer o local de nascimento de minha antepassada foi algo deslumbrante”, disse Francesco.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, a presença do trineto de Anita em Tubarão tem uma importância história significativa.

 

“Recentemente celebramos o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, e receber a visita de um parente de sangue dessa personagem importante é o reconhecimento da importância histórica da nossa cidade no contexto da vida dessa heroína de dois mundos”, lembrou o prefeito.

 

Depois do monumento em Morrinhos, os anfitriões levaram Francesco ao Museu Ferroviário, onde o grupo foi recebido por José Warmuth Teixeira.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar