Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

social
Enfrentamento das causas e consequências do trabalho infantil são discutidas em evento de capacitação

Publicado em 23/06/2022 às 18:11 - Atualizado em 23/06/2022 às 18:11


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

Profissionais de diversas áreas, especialmente educação e assistência social, participaram nesta quinta-feira (23) de uma capacitação sobre a erradicação do trabalho infantil no município, uma iniciativa da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. O evento aconteceu no auditório do bloco pedagógico da Unisul.

 

A capacitação foi ministrada pelo professor do Centro Universitário Uniavan e Phd, Dr. André Viana Custódio, especialista nas áreas da prevenção e erradicação do trabalho infantil, atendimento socioeducativo, violência contra crianças e adolescentes, sistema de garantias de direitos e políticas públicas, sendo consultor na área de políticas públicas para infância e juventude. A capacitação teve como objetivos apresentar os fundamentos sociais e históricos do trabalho infantil, analisar o compartilhamento e competências entre os órgãos do sistema de garantias de direitos para prevenção e erradicação do problema, debater as ações estratégicas do programa de erradicação do trabalho infantil e discutir perspectivas de ações em rede no município de Tubarão.

 

A prefeitura foi representada no evento pela chefe de Gabinete do Prefeito Kércia Cardoso Menegaz, pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social André Fretta May e pelo pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva, além de outros servidores e técnicos das duas fundações.

 

O enfrentamento do trabalho infantil também passa por um monitoramento por parte da Educação. Na sala de aula, professores observam o rendimento escolar, comportamento e frequência do aluno, que podem denunciar uma possível ocorrência dessa situação. Nesse caso, uma equipe multidisciplinar é acionada para dar os devidos encaminhamentos, mas não houve ocorrências dessa natureza na rede municipal no primeiro bimestre de 2022.

 

“Esse monitoramento é uma ação de prevenção muito importante no combate ao trabalho infantil”, lembrou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Erradicação trabalho infantil