Coronavírus
Médico dá orientações para pacientes com Covid-19 ou contactantes
Mutirão realizou testagem em mais de 1,4 mil pessoas
Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem
Por conta do grande número de casos de Covid-19 registrados no município na última semana, torna-se essencial que a parcela da população sintomática que testou positivo, além de casos assintomáticos e de contactantes com positivos, tomem alguns cuidados nesta fase de recuperação.
De acordo com o coordenador dos médicos da Rede Municipal de Saúde, Filipe de Souza Bittencourt, graças a vacinação e as ações de informação e de conscientização, os sintomas da Covid-19 estão mais brandos, mas, ainda assim, é preocupante a grande quantidade de pacientes assintomáticos e os contactantes.
Felipe presta ainda algumas orientações as pessoas que se encontram nesta situação: Os pacientes assintomáticos que testaram positivo para coronavírus devem entrar em isolamento pelo período de 10 dias, a partir da data da testagem, uma vez que não é possível determinar há quantos dias ele foi contaminado e há quanto tempo ele se encontra como propagador do vírus.
Caso o paciente positivado apresente algum sintoma relacionado, o médico avaliará o período de afastamento, devendo este ser condizente com a nota técnica da DIVE-SC/MS.
Caso o cidadão seja contactante de um paciente que testou positivo, este deve também realizar o afastamento das atividades laborais, bem como realizar o isolamento social pelo mesmo período de tempo em que seu contato positivo estiver em isolamento. Esta medida é necessária, já que o vírus pode ser propagado mesmo antes do início dos sintomas e do teste positivo, presumindo que esse contactante também esteja positivo e/ou que seja potencial agente de propagação viral.
Destaca-se ainda, que tanto para os pacientes positivados, como para os contactantes, as orientações gerais seguem sendo:
- Higiene da tosse;
- Uso de máscaras triplas / N95 / PFF2;
- Uso do álcool 70, líquido ou em gel;
- Uso de toalhas individualizadas;
- Uso de banheiros separados;
- Dormir em quartos separados;
- Distanciamento quando no mesmo cômodo e com máscaras;
- Não compartilhar a mesa na mesma hora para não correr o risco sem a máscara.
“Fora essas orientações, se o paciente apresentar piora de seus sintomas, falta de ar, cansaço sem melhora, febre que não cede com uso das medicações, este deve dirigir-se aos locais de atendimentos, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no período matutino, e caso necessário, no centro de atendimento da Policlínica Central ou na emergência do HNSC”, afirma o médico.
Todas as medidas citadas têm como objetivo prevenir e frear a disseminação do vírus, auxiliando no controle deste, mas, ainda assim, é primordial que toda a população receba todas as doses da vacina disponibilizadas pela rede municipal de saúde.
Não se esqueça: mesmo vacinado, use máscara, álcool gel e mantenha o distanciamento.
Informações Relacionadas
Notícias
-
saude 20 mai
Procon cobra atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia
-
saude 20 mai
Influenza mata 28 catarinenses entre dezembro e maio, quatro de Tubarão
-
saude 20 mai
Diversos grupos já podem receber a vacina contra a Influenza
-
saude 19 mai
Idosos de 60 anos de idade, ou mais, já podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19