Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Reunião da CIB define novas medidas para imunização da Covid-19

Publicado em 16/09/2021 às 18:48 - Atualizado em 16/09/2021 às 18:48


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

Em alteração da deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do último mês, que autorizou a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos sem comodidades, uma nova reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (16) entre gestores municipais e estaduais do SUS em Santa Catarina. O objetivo é estabelecer como acontecerá a imunização para este grupo a partir deste momento, após recomendações do Ministério da Saúde de que a vacina não fosse aplicada neste grupo.

 

A reunião foi conduzida pelo presidente da CIB e também diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão Daisson Trevisol. Ficou estabelecido que, haverá manutenção do esquema de vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos, conforme disponibilidade de doses da vacina Pfizer, levando em conta que receberam prioridade aqueles que possuem comorbidades. Acontecerá também, a formalização aos representantes dos estados e dos municípios nas instâncias tripartites o pedido de reconsideração da orientação do Ministério da Saúde da suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades, dada com frágil respaldo técnico.

 

Fica definido também, que o imunizante da Pfizer receberá a antecipação de segunda dose para oito semanas após a primeira dose, e não mais 12 semanas como anteriormente, conforme a disponibilidade de vacinas. Atualmente, existe o quantitativo de cerca de 303 mil unidades de segundas doses da Pfizer no estado. Vale lembrar também, que o adiantamento de doses do imunizante não interferem na campanha de vacinação para adolescentes, já que estas não podem ser usadas como aplicação de dose inicial.

 

Em breve haverá a publicação da deliberação e as orientações técnicas.