---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

defesacivil
Por recomendação de laudo, Governo fará demolição da ponte sobre o Rio Corrêa

Publicado em 12/06/2019 às 18:33 - Atualizado em 12/06/2019 às 18:33


Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

A prefeitura decidiu nesta quarta-feira (12) que a ponte sobre o Rio Corrêa, interditada desde o domingo (09) por conta de desníveis em uma das cabeceiras, será demolida para dar lugar a uma nova estrutura. A decisão segue a recomendação de um Auto de Constatação elaborado por engenheiros civis da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e secretarias de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento e Infraestrutura.

 

O Auto de Constatação número 065/2019 foi elaborado após vistorias in loco realizadas no último domingo, quando ocorreu a interdição, e nesta terça-feira (11). Constatou-se, de maneira empírica, o desnivelamento da ponte por conta da movimentação, em tese, do pilar da cabeceira do sentido BR-101, e o surgimento de uma trinca na cabeceira do lado oposto.

 

O laudo assinado pelos engenheiros Murilo Damian Ribeiro, Richard Rodrigues Alexandre e Guilherme Daufenback aponta, ainda, que “a ponte não permite a vazão plena da água sob a sua estrutura, devido seus pilares ocuparem grande seção do rio, o que, em tese, pode ter contribuído para o aparecimento e evolução da anomalia”.

 

Diante desses argumentos, o documento sugere a recuperação da estrutura, com diminuição da seção dos pilares para que o rio naquele ponto tenha a vazão plena, o que foi considerado inviável pelo Governo Municipal, ou a demolição da estrutura e construção de uma nova ponte em condições ideais de trânsito, o que se mostrou a solução mais adequada.

 

Antes de encaminhar a contratação de um projeto da nova ponte, a prefeitura quer executar, de maneira emergencial e rápida, a construção de um desvio com uma ponte provisória ao lado da estrutura condenada. A obra será no lado esquerdo da ponte no sentido BR-101 e deve iniciar nos próximos dias.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar