Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

turismo
Conselho Municipal de Turismo realiza visita técnica em Pomerode e em Jaraguá do Sul

Publicado em 20/09/2022 às 14:48 - Atualizado em 20/09/2022 às 16:31


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Tubarão (Comtur) estiveram em uma visita técnica, nos dias 15 e 16 de setembro, para trazerem inspirações e referências, realizando a troca de experiências com empresários do trade turístico de Jaraguá do Sul e de Pomerode.

 

Em Pomerode, houve um encontro com o proprietário do Paraíso Enxaimel Mundo Antigo, que explicou como é a interação das iniciativas públicas e privada, e as ações que tomaram no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Já em visita à Fábrica Nugali Chocolates, pode-se compreender a importância de um atrativo indutor do turismo para o desenvolvimento da economia local e para a criação de novos empreendimentos.
Em visita à Rota do Enxaimel: Casa Siewert, Rogério, que é presidente da Rota, demonstrou como era a organização dos atrativos e a cooperação dos pequenos produtores para obterem resultados positivos no turismo e girarem a economia local. Em reunião com Mani, presidente da Avip, para troca de experiências com a Associação Visite Pomerode pode-se ouvir sobre a experiência de cooperação, passaporte turístico, projetos de capacitação e realização de grandes eventos como Osterfest e Festival Gastronômico de Pomerode.

 

Em Jaraguá do Sul, cidade com características semelhantes a Tubarão, pode-se entender estratégias utilizadas pelo Compota, restaurante que inovou no conceito de cozinha regional. Foi usado o referencial de Food Experience para sua concepção, tanto de design, quanto de serviço e menu. O local atende eventos, em especial o segmento wedding (intimista e com alto valor agregado), e está posicionado de frente para o rio, sendo um dos primeiros da cidade a valorizar o atrativo natural.

 

Na visita ao hotel Kayrós e ao Gaia Spa Kayrós, pode-se ouvir da gerente Cíntia, que foi funcionária da Rede Marriot em São Paulo por vários anos, sobre a importância do posicionamento para buscar mais segmentos de mercado.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, “Em Tubarão temos muito potencial, e estamos buscando com essas ações que os tubaronenses possam visualizar tudo que temos ao apresentá-la aos visitantes. Não adianta planejar e não executar. Essas ações vislumbram a integração e o alcance do que já está previsto no Plano Municipal de Turismo. Não existe sorte, existe trabalho.”

 

“Sabemos que temos potencial e o que levamos daqui é a união do grupo, para que um dê forças ao outro e que em um tempo menor possamos atingir nossos objetivos. A visita dá ainda um impulso para que possamos superar nossas fraquezas e aumentar a vontade de fazer acontecer”, destaca Fabiana Meister, proprietária do Hotel e Restaurante Sandrini e vice-coordenadora do Núcleo de Gastronomia da ACIT.

 

Para Eliane Fernandes, empresária e presidente do Comtur, teve-se uma grande oportunidade oferecida pelo poder público através dessa missão técnica, e tem-se um compromisso maior daqui para frente com o turismo local.

 

Para Josiane Linhares, turismóloga da prefeitura de Tubarão, foi muito rica a experiência de conhecimento e interação com Pomerode e Jaraguá do Sul, justamente pelo posicionamento de mercado que atrai pela sua gastronomia. Além disso, os empresários trocaram informações e conhecimentos com chefes e empreendedores que se destacam em seus negócios, e vivenciaram serviços de excelência.