Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

meioambiente
Município apresenta estudo e planejamento de corte de árvores condenadas da beira rio e posterior repovoamento

Publicado em 09/09/2022 às 18:06 - Atualizado em 09/09/2022 às 18:07


Créditos: Marcelo Becker/DECOM/PMT Baixar Imagem

A prefeitura de Tubarão realizou, nesta sexta-feira (9), uma reunião com representantes de diversos órgãos para apresentar o estudo e o planejamento de remoção de 598 árvores da beira rio na área central e que foram classificadas como condenadas pela Defesa Civil. O corte é necessário por questões de segurança da população e manutenção da segurança da encosta do rio.

 

A apresentação foi feita pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) a representantes do Ministério Público Federal, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Conselho da Cidade e Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. O material contém a localização e a espécie das 598 árvores condenadas, a questão técnica sobre a manutenção da encosta do Rio Tubarão e a recuperação dos chamados taludes danificados pela enchente de maio passado e o repovoamento com três mil mudas de árvores nativas, florais e frutíferas.

 

A maior urgência do município hoje é a recuperação de alguns trechos de encostas que desmoronaram pela cheia de maio. A prefeitura já dispões de R$ 5 milhões para as obras.

 

“Vamos fazer todo esse trabalho com transparência e responsabilidade ambiental. A maioria das árvores condenadas são exóticas e vamos fazer um repovoamento técnico, respeitando os três níveis da encosta do rio, uma iniciativa com a qual não se tinha preocupação nas décadas passadas”, ressaltou o prefeito Joares Ponticelli.

 

Agora, o município dará início aos procedimentos burocráticos junto ao IMA.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar