Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

defesacivil
Defesa Civil está em plantão devido à expectativa de alto volume de chuva

Publicado em 09/08/2022 às 18:07 - Atualizado em 09/08/2022 às 18:07

As equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil estão em plantão desde esta segunda-feira (8) em virtude da previsão de altos volumes de chuva para estes primeiros três dias da semana, com especial atenção para o período compreendido entre esta noite de terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira (10).

 


Até o momento, choveu em Tubarão 118mm, sendo 65 na segunda-feira e os outros 33 nesta terça, valores medidos às 17 horas. No entanto, existe a possibilidade de que até a noite desta quarta-feira chova algo em torno dos 150mm, volume considerado alto em relação ao curto espaço de tempo, o que pode, caso se confirme, trazer problemas como alagamentos em pontos da cidade e eventuais deslizamentos, em especial nas rodovias.

 


As regiões da avenida Pedro Zapeline, da rua Padre Bernardo Freüser e do bairro Dehon devem ficar em alerta, em especial.

 


Em relação ao Rio Tubarão a situação é de tranquilidade, uma vez que o volume mais alto de chuvas está concentrado na região leste do estado, e não na serra, o que traria um aumento muito mais considerável de seu nível que, em medição feita às 17h30 desta terça-feira (9) está apenas a 1,16m acima de seu patamar normal. É provável que o nível suba um pouco, mas nada que traga preocupação à cidade como o ocorrido em maio último, quando, ao contrário de agora, as chuvas foram muito fortes na região serrana.

 


De todo modo, a Defesa Civil estará em esquema de plantão durante toda a noite, e, em caso de qualquer emergência, pode se racionada através do telefone 199.

 

 


CICLONE – Toda esta chuva se deve à formação de um ciclone extratropical na costa do estado, na altura do Litoral Sul, e que deve estar completamente formado durante esta próxima madrugada. A partir daí, os ventos começarão a soprar com intensidade de moderada a forte, podendo variar, em Tubarão, entre os 70 e 100 km/h, o que pede atenção dos moradores. É recomendável que se evite transitar pela cidade nesta noite, portanto.