---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco

  • Seja bem-vindo a Tubarão

    “O rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a Cidade Azul.” (Virgílio Várzea).

    Dos versos do poeta veio o dístico Cidade Azul, forma pela qual Tubarão, localizado na região Sul catarinense, a 144 km da capital Florianópolis, é conhecida.

    Por sua vez, a inspiração do poeta veio do rio que corta e que dá nome a cidade. Os indígenas chamavam o rio de Tubanharô, que significa pai-feroz. Pelas águas do rio que vinham os peixes, a água para consumo, o acesso para outras localidades. Foi às margens do rio que Tubarão se originou e cresceu focada no comércio, sendo que as mercadorias eram transportadas, inicialmente, em barcos.

    Tubarão apresenta ótima infraestrutura urbana, hoteleira e gastronômica. O município conta também com diversos atrativos culturais, entre eles, o Centro Municipal de Cultura - Museu Willy Zumblick que abriga parte da obra do artista plástico tubaronense o Museu Ferroviário, Outra atração são as estâncias termais.

    O município encontra-se numa posição logisticamente favorecida no Mercosul. Na infraestrutura, a conclusão da duplicação da BR 101, da expansão da malha ferroviária, a operacionalização do Aeroporto Regional e a ampliação dos portos de Laguna e Imbituba fazem parte deste contexto, tornando a cidade um potencial importante para o desenvolvimento do Estado.


    Atualmente, além da indústria, comércio e serviços, Tubarão é polo de saúde e de educação, e, pretende transformar-se em polo tecnológico através da instalação de um Centro de Inovação Tecnológica, que deverá iniciar suas obras ainda esse ano. Quanto à mão de obra qualificada para atender ao crescimento do município há um incremento com a instalação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tubarão também é sede da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco

  • IDMS - Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

    Índice Geral: 0,645

    O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Esse índice, ao avaliar o desenvolvimento, configura-se como uma ferramenta de apoio à gestão capaz de evidenciar as prioridades municipais e regionais e situar as municipalidades em relação a um cenário futuro desejável. A sustentabilidade é entendida como o desenvolvimento equilibrado das dimensões Social, Cultural, Ambiental, Econômica e Político-institucional.

    Sociocultural

    0,796

    Econômica

    0,570

    Ambiental

    0,651

    Político Institucional

    0,562

Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco