Proposta Pedagógica - Educação - Fundações - Prefeitura Municipal de Tubarão - SC

Secretaria de Educação

Proposta Pedagógica

Em fevereiro de 2008, a Secretaria Municipal de Educação entregou aos professores e unidades escolares municipais, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Tubarão.

Fundamentada na concepção de aprendizagem histórico-cultural, tem como princípios: a sociabilidade dos educandos, a interação social, o uso de signos e instrumentos, a compreensão da cultura e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores para a apropriação dos conhecimentos científicos.

A Proposta Curricular não é um documento acabado, pelo contrário, precisa estar constantemente em estudo e discussão para efetivar-se como instrumento norteador da ação pedagógica dos educadores.

Educação Infantil

Reconhecida como primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, intelectual e social, a Educação Infantil da Rede Municipal de Tubarão fundamenta-se na concepção de aprendizagem histórico cultural, que considera a criança cidadã, pessoa em desenvolvimento, sujeito de direitos.

Diante do pressuposto a educação centrada na criança como sujeito, que possibilite seu desenvolvimento pleno respeitando suas características, é preocupação da Secretaria Municipal de Educação que com o intuito de assegurar a qualidade e resultado nas ações, elaborou no ano de 2008 juntamente com uma equipe de educadores, a Proposta Curricular da Educação Infantil.

Esta proposta não é algo pronto e acabado, pois sabemos que as instituições educacionais são espaços públicos, lugares de debate, de diálogo, fundadas na reflexão coletiva. Daí a necessidade de registrarmos os sucessos e os insucessos relacionados à execução desta, para que novas propostas possam emergir da nossa vivência educacional.

C.E.I. Estrelinha Brilhante

Visto desta forma, é importantíssimo que a instituição de educação infantil seja espaço de elaboração do pensamento, a partir dos vários eixos norteadores elencados na proposta: Educar e Cuidar, Processo de Interação no Desenvolvimento Infantil, Brincadeira, Linguagem, Organização Espaço-Temporal, Conhecimentos Essenciais.

Ao pensar os conhecimentos necessários à prática da Educação Infantil, o mais importante não é a exclusão ou a inclusão de novos conhecimentos e sim maneira de abordá-los, não negligenciando o conhecimento adquirido no dia-a-dia e a forma de atividade típica desta idade – a brincadeira.

Na brincadeira, a criança expressa seu conhecimento, elaborando novos conceitos. É no brincar, que ela vivencia momentos de investigação, resolução e enfrentamento de novas situações.

Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação tem como prioridade a crescente melhoria na qualidade do ensino no município.

Nesse sentido, as 20 Unidades Escolares da Rede Municipal orientam-se pela Proposta Curricular de Tubarão, onde os profissionais que atuam nessas escolas participam de capacitações e estudos para aperfeiçoar e enriquecer a prática pedagógica diária.

Em 2007, o município de Tubarão implementou de forma gradativa, o Ensino Fundamental de 9 anos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade, de acordo com a Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, ficando organizado desta forma:

  • Anos iniciais – 1º ao 5º ano
  • Anos finais – 6º ao 9º ano

Atendimento Psicológico

Desde setembro de 2008, a Secretaria Municipal de Educação oferece atendimento psicológico aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Tubarão.

A psicóloga integra a equipe do Departamento de Ensino e além da orientação aos pais e professores quanto às dificuldades apresentadas pelos alunos, realiza visitas, acompanhamentos, e encaminhamentos a outros profissionais.

Formação Continuada

A formação continuada é promovida e organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores, capacitando-os e possibilitando momentos de reflexão, discussão, troca de experiências, integração e socialização da práxis pedagógica.

Cursos realizados pela Secretaria de Educação em 2009

Cursos Realizados

  • Formação de Professores Alfabetizadores – 160h
  • Arteterapia II: A Abordagem Transpessoal na Teoria e Prática da Terapia Artística – 40h/aula.
  • A Geometria em Sala de Aula – 36h/aula.
  • Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental e EJA – 24h/aula.
  • A Escola vai ao Cinema – 20h/aula.
  • Estudos dos Pressupostos Teóricos e Metodológicos da Proposta Curricular do Município na Disciplina de Arte – 40h/aula.
  • Formação Continuada para Professores da Educação Infantil – 24h/aula.
  • Currículo na Educação Infantil – 20h/aula.

Total de horas: 364h/aula.

Educação de Jovens e Adultos – EJA

Em 1999, foi criada na secretaria Municipal de Educação de Tubarão, o Programa de Ensino Supletivo, pelo Decreto Lei n° 2291/99, estabelecendo algumas diretrizes para seu funcionamento. A partir de 2005, cria-se a Modalidade de Jovens e Adultos com o Projeto Lei nº 2.948 de 19 de dezembro de 2005, em substituição a Lei Municipal 2.291/99. Portanto, a educação de Jovens e adultos vem se ampliando e se estabelecendo como uma modalidade de ensino de acordo a LDBEN, com coordenação e formação específica de professores, bem como uma estrutura curricular pedagógica. Em termos de fundamentação teórica considera-se a concepção histórico- cultural.

A Educação de Jovens e Adultos de Tubarão encontra-se estruturada da seguinte forma de acordo com a Lei Municipal nº 2.948/05:

  • I. Será assegurada a gratuidade a todo o cidadão tubaronense que procurar a Educação de Jovens e Adultos.
  • II. Sua organização se dará em: 1º Segmento (1ª a 4ª séries) e 2º Segmento (5ª a 8ª séries). A Educação de Jovens e Adultos será ministrada preferencialmente nas Escolas Municipais no período noturno e, se for possível, em outros períodos de acordo com espaço disponível, podendo ser estendida a outros espaços e horários mais acessíveis à população alvo.

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